Bem Vindo!

Que a Graças de DEUS nosso Senhor esteja sobre você querido visitante, encontre aqui o Pão que vem do Céu. A Palavra de DEUS!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Não venda sua Primogenitura !

Texto Base: Genesis 25: 34


....E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura....

Essa palavra nos acompanha todo tempo , em casa , na rua , no trabalho , na faculdade , no ministério , no relacionamento conjugal ; em qualquer lugar a cada momento temos que tomar decisões em nossa vida . E dependendo do tipo de decisão que tomamos ,toda estrutura e historia da nossa vida pode ser comprometida . Sempre digo que , o que somos e o que vamos ser , são resultados de uma descisao que tomamos ! A historia de Esaú retrata muito bem isso ! Ele acaba de ter um dia “daqueles” com certeza muito trabalho da vida no campo , debaixo de um sol forte e muito esforço ele volta para sua casa com o sentimento de dever cumprido , porem havia algo que estava o encomodando muito , a fome! com o corpo quase esmorecido , muito cansado voltando pra casa . No meio do caminho encontra seu irmão Jacó , um homem que possui forte habilidades na cozinha , estava preparando um guisado ou uma refeição . Quando Esaú chega quase sem forças sente o cheiro de uma boa comida e sem parar para pensar pede para o irmão Jacó um pouco daquela refeição . Jacó por sua vez queria obter algo que seu irmão Esaú tinha que ele não tinha que era a primogenitura , a primogenitura era algo muito importante naquela época , porque significava a metade da herança , 50% de todos os bens de seus pais , e a outra metade era divida entre os números de irmão que existisse . Então não era um mal negocio obter tal primogenitura, Jacó aproveitou-se do momento de fraqueza , cansaço e debilidade fisica do irmao e lhe faz uma proposta ; que Esau vendesse a primogenitura por um prato de lentilhas ou uma refeicao .


Interessante observar que Esau nao para pensar , muito pelo contarrio ele diz que estava a ponto de morrer , e desejava saciar a sua fome no momento, Esau faz o juramento e vendeu a primogenitura a Jaco . Esau come , bebe levanta e sai sem o menor remorso ou setimento de culpa e vai embora desprezando sua primogenitura. Vamos analizar e aprender com alguns pontos nesta historia :

1) Esaú era um caçador

Ele sabia se virar sozinho no meio do campo , diferente de seu irmao que era simples e habitava somente em tendas . Temos que aprender algo , sempre temos condicoes de sair da situacao dificil que estamos , temos capacidade , força , inteligencia e unçao para conseguirmos ter sucesso na vida , porem em algumas vezes sempre queremos a opçao mais facil , o prato ja pronto , e isso pode nos cultar caro.


2) Você será tentado , no momento e na área da sua fraqueza

Aquele momento era um momento em que Esaú não estava bem fisicamente , você já observou isso ? sempre quando você não esta bem emocionalmente , fisicamente , espiritualmente , esse momento você e testado , e geralmente na área que você esta mais fraco , as vezes uma carência emocional , no seu temperamento , vida financeira , casamento etc. Dai a importância de observamos e ficarmos atento e analizarmos em qual área estamos mais vulneráveis

3) Você sempre será tentado a vender sua primogenitura

A primogenitura era algo muito importante , porem para nos hoje a primogenitura tipifica sua família , filhos , esposa(o) , trabalho , ministério , vida com Deus , saúde física , faculdade etc. Em outras palavra o que você tem de mais preciso em sua vida.Dai a importância de tomarmos a decisão correta , para não perder o que temos de melhor.

4) No período de dificuldade temos a tendência de aumentar o problema

Não sabemos de fato que distancia estava Esaú de casa porem e valido lembrar que , será que de fato ele estava para morrer? Não havia uma outra saída ? Jacó deixaria seu irmão morrer de fome?

5) Esaú foi egoísta

Ele pensou em si mesmo , ele diz estou a ponto de morrer , para que me servira a primogenitura? , em outras palavra ele estava dizendo se eu morrer eu perco os dois , então melhor seria uma pessoa sem herança mas vivo do que uma pessoa com herança morto. Muitas vezes agimos assim :

De que adianta estar casado e não ser feliz? Mas você não luta pelo casamento.
De que adianta ir na igreja e não receber a bencao? Mas você não luta pela bencao

Sempre perguntamos para nos mesmos , o que eu ganho com isso? Do que me servira a primogenitura ? e não entendemos que a nossa primogenitura e algo de valioso para nos a nossa família e todos os que estão a volta.



6) Não despreze a primogenitura

Não faça pouco caso de algo tao importante na sua vida exemplo:

• Relacionamento com Deus
• Freqüentar as reuniões
• Família
• Esposo(a)
• Filhos
• Saúde
• Trabalho
• Santidade

7) Alguns erros de Esaú:

• Estava vivendo o momento e não pensou no futuro
• Trocou algo tão importante por algo tão pequeno
• Perdeu o senso de valor
• Não tinha noção do que tinha nas mãos
• Não lutou ate o fim

Que essa semana nos momentos de decisões você possa escolher pelo melhor de Deus para sua vida ! Yave te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário