Bem Vindo!

Que a Graças de DEUS nosso Senhor esteja sobre você querido visitante, encontre aqui o Pão que vem do Céu. A Palavra de DEUS!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quem voce é? Paulo , Filemom ou Onesimo

Texto Base: Filemon 1

A carta de Paulo a Filemom é digna de ser examinada sob a ótica da palavra da reconciliação que temos recebido. Vamos aprender algumas licoes importantes neste texto sobre amor e reconciliação com Deus e também aos homens.

Há três personagens em evidência nesta carta do apóstolo: Filemom, Onésimo e o próprio Paulo.
Filemom era um amigo de Paulo (a quem a carta foi endereçada) e também um filho na fé. Seu nome significa "afeiçoado", o que nos faz concluir – juntamente com o conteúdo da carta – que era alguém que facilmente alcançava o carinho das pessoas, e sabia como retribuir o que lhe era dado. Era a pessoa lesada da história.
Onésimo é o pivô desta história. Foi em favor dele que Paulo escreveu. Era um escravo fugitivo, e o apóstolo Paulo intercede por ele, para que Filemom o receba de volta e o perdoe. Era o que estava em falta.
Paulo, o apóstolo dos gentios, é que assume o papel de reconciliador, e certamente compreendia muito bem o significado das palavras de nosso Senhor: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. (Mt 5.9.)

O apóstolo se identifica como prisioneiro de Cristo, lembrando a Filemom que a distância entre eles se dava pelo fato de Paulo estar na cadeia por pregar o Evangelho. Mas a introdução da carta já revela o vínculo que havia entre eles:

"Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus,". - Filemon 1
Filemom era uma pessoa amorosa e hospitaleira, e demonstrava isto para com todos. Por isso, Paulo age de forma muito carinhosa para com ele, ao interceder em favor de Onésimo, um escravo que havia fugido e que, certamente, também o havia lesado.
Esta epístola nos revela uma história de reconciliação. Quando Paulo escreveu a Filemom, o fez movido por um único sentimento: promover reconciliação entre ele e Onésimo.
Naqueles dias a escravidão era algo muito forte no Império Romano. A pessoa poderia vir a tornar-se escravo por diversas razões: poderia nascer na condição de filho de escravos e assim passaria a pertencer ao seu senhor; poderia ser devido à pobreza (quando familiares eram vendidos para arrecadar dinheiro); poderia ser devido à prática do roubo, o que culminava na prisão e possibilidade de se tornar escravo também.
Não sabemos com certeza o que levou Onésimo a ocupar esta condição, mas sabemos que ele teve um encontro com Cristo e sua vida foi transformada. Ele se tornou uma nova criatura e as coisas velhas ficaram para trás. Esta mudança é claramente vista na afirmação de Paulo a Filemom: Ele antes te foi inútil, atualmente, porém, é útil, a ti e a mim (v.11), Paulo escolhe propositalmente estas palavras porque o nome Onésimo significa "útil".
Antes desta transformação, Onésimo demonstrou ser um escravo rebelde e que provavelmente ainda roubou a Filemom por ocasião de sua fuga, pois Paulo menciona um possível prejuízo e a lógica nos faz entender que se este homem conseguiu chegar a Roma (onde Paulo estava preso) deve ter conseguido algum dinheiro ou forma de pagamento de suas despesas – o que um escravo normalmente não possuía:
"E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta. Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei - para não te alegar que também tu me deves até a ti mesmo. Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este benefício. Reanima-me o coração em Cristo. Certo, como estou, da tua obediência, eu te escrevo, sabendo que farás mais do que estou pedindo". - Filemon 18-21
Agora tente imaginar Filemom como alguém “afeiçoado”, dócil, e que, com o histórico de virtudes descrito por Paulo deve ter sido alguém que certamente se classificava como “um bom senhor”. E ainda assim, Onésimo foge e o rouba.
Acredito que esta história deixou mágoas e feridas. Deixou no ar um cheiro de ingratidão para Filemom. Não era o que ele esperava colher da parte de Onésimo... Mas por trás de tudo isto vemos a mão soberana de Deus. Onésimo vem a ter um encontro com Cristo nestas condições; e parecendo uma grande coincidência, a pessoa que o leva a Cristo é justamente um conhecido, um amigo de seu senhor. E este homem se torna agora seu discipulador.

Imagino que muitas coisas devem ter sido tratadas na vida de Onésimo. Paulo não começou pela necessidade de reconciliação. Quando ele escreve para Filemom, já havia um relacionamento entre ele e Onésimo.
Temos evidências de que já havia um processo de tratamento e que a maturidade vinha já brotando, pois quando Paulo diz que Onésimo era alguém que se encontrava “servindo em amor” é porque não estava lá na condição de escravo, e sim por livre e espontânea vontade e desejo de servir.
Ele também manifesta o desejo de voltar e se reconciliar com seu senhor, embora não tenha condições de restituí-lo. Isto é evidência de transformação de vida! Depois de ter fugido e alcançado sua liberdade (ainda que de forma ilegal), Onésimo poderia não mais querer voltar a ser escravo sob hipótese alguma, porém ele havia aprendido um princípio que seu discipulador costumava a ensinar:

"Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo. - 1Coríntios 7.22

Pelo constrangimento do amor de Deus em seu coração, ele passa a ser um escravo. Por amor ele passa a servir ao apóstolo Paulo e posteriormente se dispõe a voltar para Filemom. Ele entende que mesmo que tenha alcançado a liberdade no natural, agora é um escravo de Cristo (e de seus ensinos e ordenanças).

PRATICANDO A RESTITUIÇÃO

Agora perceba algo: mesmo reconhecendo que Onésimo havia sido transformado e perdoado por Deus, Paulo não deixa de reconhecer que ele ainda tinha pendências a serem corrigidas. Nossa transformação não remove de nós a responsabilidade de consertar algumas coisas que fizemos de errado em nosso passado. Não podemos agir certo só da conversão em diante, mas precisamos resolver algumas “coisinhas” que ficam para trás também.
O apóstolo não promove somente a reconciliação, mas também a restituição. Esta era uma ordenança da lei mosaica: a pessoa devolvia o que pegou e ainda acrescentava uma indenização.
Da mesma forma como Paulo pede perdão em favor de Onésimo, poderia também pedir o perdão da dívida, mas não faz isto, pois sabia que este era um princípio que deveria ser praticado e não ignorado.
Tem muita gente por aí que ainda está presa a situações de seu passado. Nem tudo dá para se resolver. Tenho um amigo que, antes de se converter, era assaltante de carros e de bancos; jamais poderá restituir tudo o que roubou antes de conhecer a Cristo. Mas tenho muitos outros amigos que reconheceram estar ao seu alcance, e que praticaram a restituição. Um deles foi restituir a uma antiga vizinha as galinhas que roubara em sua infância; e, além de se livrar de um peso que carregava, ainda pôde evangelizar a mulher que se impressionou com sua atitude.
E você? Como está sua vida? Ainda traz consigo pendências não resolvidas? Acredito que esta é uma mensagem de Deus para muitos corações que necessitam de conserto.

Esta história nos ensina três lições práticas:
1. Se você é alguém que está numa condição semelhante à de Onésimo, precisa buscar acerto.
2. Se você é alguém que, como Filemom foi ofendido e lesado, precisa perdoar quem te fez isto.
3. Se você, como o apóstolo Paulo, conhece outros crentes que tenham um problema de relacionamento ‘quebrado’, deve promover entre eles a reconciliação.

Que D'us nos ajude a entender estes principios tremendos que podem mudar nossa vida!

2 comentários:

  1. obrigado amado pastor, que palavra, fico feliz em le-la e aprender mais a cerca do Reino de DEUs.

    ResponderExcluir
  2. Deus me pediu para ler filemon,e as caracteristicas dele é semelhante as minhas,onde a minha casa é fonte de revigoramento,mas continuei estudando sobre filemon e chei nesse blog,e entendi que eu precisava fazer consertos com pessoas que foram lesadas por minha causa,preciso pedir perdão e ressarcir,para que haja reconciliação

    ResponderExcluir